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Tutorial de Helicópteros para Flight Simulator

Fonte: http://www.ivaobr.com/forum/index.php/topic,4533.0
by Luiz Machado: http://www.ivao.aero/members/person/details.asp?ID=166553
02/Mar/2005

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Tutorial de Helicópteros (http://www.thelz.com/FStutorial.html)
(The above reprinted with permission of Tony Gondola, Digital-Flight)

Helicópteros

Qual o melhor helicóptero deve ser usado para este tutorial?

O sugerido é o uso do LZ Bell 206 Jet-Ranger (http://www.thelz.com/zip/2004HUD/bell206bLZ.zip)

Porque?

Este heli é baseado no BELL206, mas tem algumas suaves modificações para uma melhor característica de vôo generalizada em relação ao Default/Padrão do FS. O intuito é minimizar a frustração e maximizar a satisfação, então este modelo foi redesenhado para condições mais realísticas em relação os Bell 206 Padrão.

As diferenças são subjetivas, mas não há melhor meio de aprimorar o ensino senão voando um heli mais simples do que outros helicópteros, porque ele é mais realistico em sua dinâmica de vôo.

Sugestão: Até você plainar com ele helicóptero relativamente bem, NÃO recomendamos o uso de outro aparelho, mesmo que seja necessário o dispêndio de muito tempo para atingir o ideal. Trocando entre aparelhos e buscando o melhor não é o melhor meio para atingir o ideal. Existem excelentes helicópteros das mais diferentes marcas disponíveis na NET, mas também existem alguns com dinâmicas de vôo muito aquém do real. Até você entender as forças e dinâmicas aplicadas em um helicóptero, sugeriomos NÃO UTILIZAR outro modelo, pois não há parâmetro para comparar bons modelos de vôo com aeronaves que deixam a desejar. Nada melhor do que a experiência.

Após a expertise atingida no esforço dispendido e tiver relativa segurança no planeio do helicóptero, aí poderá partir para outros aparelhos. ENTÃO, SEJA PACIENTE.

Set-up sugerido do FS  (Serve para todos, mas utilizaremos o FS2004 como base)

Setup (Ajuste)

 Como ajustar e configurar seu Helicoptero no FS para a melhor resposta e performance?

Helicopteros são, por definição, inerente aos mesmos, instáveis. Exigem constantes ajustes e não permitem, como uma aeronaves de asa fixa, que permite tirar as mãos do controle. E ainda há a necessidade de resposta sutis pela sensibilidade do mesmo.

Os ajustes abaixo sugeridos irão ampliar a sensibilidade do coletivo e do rotor, e estará mais “alinhado” com o real. E é exatamente o que se necessita para simular a habilidade de se ter o controle do mesmo.

Se os ajustes estão em lower (todos para a direita) você NÃO TEM um helicóptero fácil de voar, tal como recomendado por este tutorial, na realidade será muito difícil para voar!!

Estes ajustes são para a melhor performance. Vá em Settings,  Realism e mova TODOS os comandos do Flight Model TOTALMENTE PARA A DIREITA. Veja a figura abaixo:

TUTORIAL
Decolagem

Incremente a potência até começar a levantar do heliponto. Ao redor de 63% de torque você irá começar a ganhar sustentação. Continue a aumentar o coletivo (ou no FS) aumente a potência. Seus instrumentos deverão estar como mostrado abaixo:

Visão do Cockpit

Subida

Após sua decolagem, você ira começar sua subida. Esta pode ser melhor efetuada a 65 nós e Velocidade Vertical (VS) de 800′ ft/min para que você tenha como idéia. É muito importante acompanhar os instrumentos regularmente durante o vôo. (Nota: Na verdade, os Helicopteros dependem em toda a trajetória de constantes pequenos ajustes)

Visão do Cockpit

Mudança de Direção / Giro
Visão do Cockpit

Enquanto executa uma curva a esquerda note a “Atitude” do helicóptero transmitidas para você. Este giro será correto se houver VS igual a 0 (zero) e a taxa de rolagem for confortável (Veja Turn Coordinator, mantendo até 2min de turn rate) e se executado em baixas velocidades.

Visão do Cockpit

A Descida

Quando em procedimento de descida para o heliponto você deve reduzir a potência e observar sua taxa de descida, sugerido em 600′ ft/min (VS). Pode notar que sua velocidade ira decrescendo e o bico irá tender a subir, então ajuste seu cíclico para trás. Mantenha-se preparando para aumentar a potência para nivelar e prepare-se para plainar (hover).

Visão do Cockpit

Plainando e Pousando (Hovering)

O planeio deve ser ao redor de 350’AGL (above ground level – acima do nível do solo). Note a leitura dos instrumentos. A velocidade igual a 0 (zero), Torque a 55%, VS neutro, a 0′(zero) ft/min e o bico levemente para cima. Note que ira começar a cair suavemente. Então há a necessidade de incrementar a potência para manter o planeio. Normalmente o planeio é executado a poucos metros do Deck e é executado na decolagem e um pouco antes do pouso. Pratique muito para que você tenha expertise. Pratique o planeio reverso, e com giro a esquerda e a direita (usando o cíclico – mesmo comando do pedal). Baseie-se em olhar o Horizonte e objetos próximos ao Heliponto para melhorar o controle de planeio X potência que se deve aplicar. Pequenos e contantes ajustes soam melhor do que ajustes  tal como ” Oh meu deus”.

Visão do Cockpit

Agradecimentos:

Valdir Fernandes
Tony Gondola
Dado Sutter
www.thelz.com

Considerações:

O Tutorial foi retirado do site www.thelz.com e acredito que o método seja consistente, fiz uma adaptação para melhor visualização. Mas o mesmo está em sua 1a versão, podendo sofrer alterações.