POST BY ckennedy

http://www.ivaobr.com/forum/index.php/topic,5448.0.html

Tutorial para conectar e voar pela primeira vez na IVAO

Bom, venho por meio deste tutorial dar explicações aqueles que comprar o Flight Simulator, seja ele 98, 00, 02, 04, a conectar na IVAO em algumas explicações a mais para poder ter uma noção de como voar.A vontade de fazer esse tutorial foi pelo motivo o qual me recordo que a primeira vez que fui fazer vôos tanto off-line e tanto on-line, o tempo que perdi para descobrir algumas coisinha básicas. Ta certo que muitos ajudam, mas através deste tutorial espero que os novatos “100%” na aviação e na IVAO, dêem uma lida e depois daqui possam ir atrás de alguma ajuda apenas para tirar dúvidas.

Vamos lá:

Primeiro passo: Instalação do Flight simulator
Segundo passo: Vamos entender o que fazer no flight simulator para podermos conectar em um aeroporto.
Abra o flight simulator. Feito isto, vamos criar nosso vôo:

Clique em criar vôo, selecionar aeronave, depois de selecionada aeronave, selecione o aeroporto de destino (no caso SBBE), selecione um horário (geralmente aconselha-se o horário real) e depois de tudo feito clique em FLY NOW

Depois do vôo criado agora vamos abrir o IVAP. (STOP)
O que é IVAP?

1-   IVAP é um software criado pela IVAO para fazer vôos on-line.
2-   Pode ser feito o download do software neste link: http://www.ivao.aero/softdev
3-    O download só pode ser feito se vocô for cadastrado na IVAO que é fundamental para vôos on-line
4-   Baixe o IVAP e os MTL´s que estão disponíveis no link acima citado .
5-   Instale o IVAP (Mais atual) e os MTL´s (com o Flight Simultator fechado).
6-   Depois de instalado abra o Flight Simulator novamente até onde paramos em “Depois do vôo criado agora vamos abrir o IVAP”.
7-   Diretamente no site www.ivaobr.com pode ser encontrado facilmente um tutorial para o IVAP. No momento não precisa ler o manual, somente depois de todo o nosso porcesso concluído.

Vamos abrir o IVAP (aperte a tecla ALT do teclado para aparecer o menu acima) e espere a conexão multiplayer abrir automaticamente (no caso no 2004).

Aberto o IVAP clique na opção CONN para poder conectar na rede.

Feito isto, aparecerá uma nova janela, a qual vamos preencher para podermos conectar.

Nela você vai colocar o seu CALSIGN (pode ser o que você desejar, mas preferencialmente começando com PT, ou PR que são usados no Brasil, ou então se você pertencer a alguma companhia virtual poder se colocado de acordo com o que a cia manda. Como por ex. a TAM virtual: TAM3893, etc.
Vai colocar seu nome real, seu aeroporto base que no caso é a cidade onde você reside. Por ex. se for em São Paulo, pode ser SBSP (congonhas); SBGR (guarulhos); SBKP (Campinas); etc.
Vai também colocar seu ID (VID) e sua senha (IVAN Password) que lhe é fornecido na hora do cadstramento junto a IVAO.
Escolher a aeronave, que no nosso caso é um Learjet 45 (LJ45), escolher um servidor para conectar (de preferência o que o IVAP indica) e em seguida CONECTAR.

Depois de conectado você vai receber a seguinte mensagem: YOU ARE PILOT RATING C. Se aparece esta mensagem, pronto, você já está conectado na IVAO.

Mas não para por aqui.

Depois disso tudo com o IVAP aberto você verá que tem a seguinte opção no IVAP: SEND FLIGHTPLAN. Pra que serve isso:

Bom serve para enviar o plano de vôo (PV), pois sem ele, o controlador que estiver on line e sobre sua jurisdição não vai saber pra onde você vai.

O básico do seu PV deve ser preencido da seguinte maneira:

Por ex: um vôo de Belém para Macapá – SBBE to SBMQ

Departure aerodrome: SBBE (aeródromo de destino)
Cruising speed: 300 (velocidade de cruzeiro)
Level: 280 (nível de cruzeiro – ALTURA)
Route*: UW5 (rota) mais informações abaixo
Destination aerodrome: SBMQ (aeródromo de destino)
Altn aerodrome: SBBE (aeroporto alternativo)
Person on board: — (pessoa a bordo)

SEND FPL (enviar plano de vôo)

Esse é o principal para preenchimento de um PV para um vôo on-line.

Na figura seguinte você verá uma freqüência de rádio. Mas o que é 122.80?
Essa é a freqüência livre, ou seja, quando não temos alguma controlador on line temos que conectar nesta freqüência pois assim podemos coordenar junto aos demais comandantes que estão próximos ao aeródromo que você está partindo. Para você ajustar essa freqüência , basta clicar com o botão direito no botão ao lado da freqüência que aparece assim que você conectar no IVAP e em seguida aparacerá esta freqüência da figura abaixo, ou então a freqüência de algum controlador que estiver on line no momento (fique atento a isto).

Feito isto leve seus princípios básicos de aviação para poder fazer um vôo on line.

Para fechar o IVAP aperte CTRL+F9 e para abrir ele novamente basta apertar CTRL+F9 sem preciar ir mais no menu do IVAP.

Informações adicionais:

Route (Rota), o que significa isto?
Bom uma rota serve pra você chegar ao seu aeroporto de destino, pois ao contrário do que muitos pensam, um avião não pode simplesmente traçar uma linha reta e voar em direção ao aeroporto de destino. Na grande maioria dos casos as aeronaves deslocam-se atrás de AEROVIAS. Uma aerovia é semelhante a uma rodovia. Por ex. para você sair de São Paulo em direção ao Rio você pega uma determinada rodovia, e no meio dessa rodovia existem vários pontos de referência, como um pedágio, uma cidade, uma ponte, etc. As aerovias utilizadas pelas aeronaves possuem as mesmas coisas. São chamados FIXOS, que servem para você seguir em uma determinada aerovia. No caso de Belém (SBBE) para Macapá (SBMQ) a aerovia em questão é a UW5…ela é utilizada tanto em rotas reais como virtuais para os vôos. Entre Belém e Macapá existem alguns pontos de referência (FIXOS). Poe ex, se você sais de Belém em direção a Macapá pela UW5, o primeiro fixo é ILPER. UW5 é uma aerovia de ALTA. Uma aerovia de ALTA (HIGH) é chamada deste modo pois somente aeronaves acima de FL250 (25000 pés) podem voar nela. Nas chamadas aerovias de baixa (LOW) trafegam aeronaves abaixo do FL250. Entre Belém e Macapá existe uma que se chama G449. Para um estudo mais detalhado sobre isto você pode baixar o programa FSNavigator em www.fsnavigator.com e ao abrir o seu Flight Simulator depois do vôo criado, clicar em F9 (depois do programa instalado) e você verá as aerovias que são usadas em TODO o Brasil e no mundo. Um detalhe, entre em www.navdata.at e baixe uma atualização para o FSnavigator em AIRAC´s para poder ter todas as aerovias atualizadas de acordo com a data atual.

Outros programas usados:

Team Speak: Este serve para comunicação via voice com os demais pilotos e controladores que estiverem on-line no momento. Ao conectar-se a IVAO por intermédio deste programa o primeiro canal que você vai entrar é o UNICOM. Lembra? 122.80, sim é ele mesmo, pois além de você poder coordenar via texto através do IVAP, pode usar a fonia pra coordenar com os demais pilotos no caso de controle off-line.

Na figura 14 você verá que o canal em questão é o UNICOM e na figura 15 é um controle que estava on-line no momento em que a foto foi tirada, que no caso é a TORRE São Paulo (congonhas) SBSP_TWR

Existe um tutorial neste site para conexão no TS

Serv info: Este serve para você ver quem está on-line no momento (pilotos e controladores) além de ver as condições meteorológicas (METAR) dos principais aeroporto do Brasil e do Mundo.

O que é METAR?
METAR são as informações meteorológicas de um aeroporto, no qual são exibidas, ventos, temperatura, se está ou não chuvendo, dá também informações de qual pista está em uso em um determinado aeroporto. Sem ele acho q seria muito difícil um vôo tanto no real como no virtual, já que o Flight Simulator simula reações das aeronaves quando tem ventos fortes, ou chuva, etc.

Linguagem: não estranhem se você conectar com o um certto Callsign como PT-FAZ e por ex, o contole lhe chamar de: PAPA TANGO FOX ALFA ZULU, pois esta é a linguagem padrão para as letras que formam seu Callsign. Alguns Exemplos: P- papa; T- tango; I- india; J- juliet; N- november; M- mike; C- charlie, Y- yankie; K- kilo; Q- quebec; S- Sierra; L- lima; U- uniforme; H- hotel, R- romeu; D- Delta; E- echo (ECO); O- oscar, G- golf etc.

Controles: o que significa xxxx_GND; xxxx_TWR; xxxx_APP; xxxx_CTR?

GND; significa solo. o controle que vai liberar seu PV ou te receber quando você já estiver no solo de algum aerodrómo.
TWR; vai autorizar a decolar/pousar em um aeroporto
APP; vai dar orientação para approximação em algum aerodromo ou para sua partida pra um certo destino após decolagem
CTR; acompanha sua trajetória até a frequencia de APP (aproximação de algum aerodromo) ou depois que você decolar (em geral no FL145 …14500 pés) ele vai ter sua aeronave sob vigilância até o caso anterior citado.

Bom amigos, o essencial é isso. Neste fórum existe vários tutorias para dúvidas que venha a surgir quanto a leitura deste tutorial. O que mais eu for lembrando eu adicionarei neste tutorial e atualizarei o tópico, pois afinal, são tantas as coisas que devemos aprender pra fazer um vôo on-line bom, sem quem ninguém “pegue no seu pé por você errar”… hehehe…mais não se preocupem, aqui o máximo que vão fazer se você estiver errado é A J U D A R…pode ter a plena certeza disto.

Meus agradecimentos a todos que me ensinaram o que hoje eu posso compartilhar com os que estão adentrando na IVAO e na simulação virtual. Com mais de um ano de aviação virtual, ainda hoje eu aprendo muito, mais muita coisa mesmo, então eu me ponho no lugar daqueles que não sabem absolutamente nada como foi meu caso um dia. Podem ter certeza que este tutorial será enriquecido a cada dia que passar.