Por Luiz Machado
Fonte: http://br.forum.ivao.aero/index.php/topic,102390.0.html

***************************************************************

TUTORIAL AEROVIAS

Os vôos visuais podem ocorrer dentro ou fora de determinados espaços aéreos. Podem ocorrer ao longo das aerovias(Airways=AWY), também conhecidas como rotas ATS, ou fora delas ou seja, na FIR. Para que um vôo visual possa ser realizado em uma aerovia, é necessário que a aeronave possua Equipamento de rádio comunicações, para manter contato com o órgão de tráfego aéreo , para reportar posições ao decorrer do vôo.

Os designadores de aerovias são:

Letras A,B,G e R – a letra e mais um número de 1 a 999,serão utilizadas em aerovias reconhecidas internacionalmente, ente países vizinhos com a mesma designação.Ex.: G593.

Letra W – e mais um número de 1 à 999, utilizada para aerovias regionais brasileiras.Ex.:W99

letra U(de upper) – para designar aerovia superior.Ex.: UA306

Letras L e Z – utilizadas para as rotas de navegação de área. Estas rotas situadas exclusivamente no espaço aéreo superior(acima do FL245), Ex.:UL5. Os pilotos de vôo visual devem apenas ter ciência da existência dessas rotas, pois só podem ser navegadas por aeronaves que disponham de equipamentos próprios de navegação.

Rotas de informação – aerovias onde os tráfegos em vôo visual receberão informações úteis, dos órgãos de tráfego aéreo, além de serviço de alerta. São representadas nas ERC e ARC por simbologia diferenciada. Ex.: O-O-O-O

Rotas de Assessoramento – espécie de aerovias onde vôos segundo as regras de vôos por instrumento, receberão o serviço de Assessoramento de Tráfego Aéreo, são representadas por simbologia diferenciada. Ex.:◘- ◘- ◘

Aerovias/Dimensões

AEROVIA =>   Inferior  /  Superior
Largura  => 16nm (30km)  /  43nm (80km)
Estreitam-se a partir de  =>  54nm (100km)  /  216nm (400km)
Formam sobre o Rádio Auxílio  =>  8nm (15km) /  21,5nm (40km)
Nível mínimo de vôo  => conforme ERC  / FL200 e acima
Limite vetical inferior  => 500ft abaixo do menor FL das ERC ou ARC  /  FL245 exclusive
Limite vetical superior  =>  FL245 inclusive  /  UNL (ilimitado)

NOTA: As aerovias superiores entre dois auxílios à navegação, distantes entre si até 200Km (108NM), terão a largura de 40Km (21,5NM) em toda a sua extensão.

As aerovias inferiores entre dois auxílios à navegação, distantes entre si até 100Km (54NM), terão a largura de 20Km (11NM) em toda a sua extensão.

Advertisements