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Tuitorial B767-300ER Level-D
https://fsbrasil.wordpress.com/2010/04/22/tuitorial-leveld/

Por Rafael F. Sobreiro – http://www.ivao.aero/members/person/details.asp?ID=206559
Fonte: http://www.ivaobr.com/forum/index.php/topic,15045.0.html
01/Jun/2008

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Criado por Rafael Sobreiro!!! Bom estou colocando aqui esse tuto. que ja fiz a algum tempo, e postei o mesmo em outro fórum, e como tem gente que não tem acesso ao mesmo”Aero Virtual”, etou postando aqui, como forma de agradecimento aos tutoriais que eu ja li aqui e me ajudaram!

Nesse tutorial so vou mostrar como programar o painel overhead ate o push e acionamento da aeronave, nao irei citar fmc e etc…

Bom pessoal, primeiramente estou montando esse pequeno tutorial o qual levei 5hrs para completar ele sem contar o tempo para postagem, nao vou ser tecnico e tentar falar o minimo de palavras dificeis pois como disse e pra quem quer aprender o basico dele começando com painel completamente desligado, nao sou nenhum expert mais posso fala que sei o suficiente sobre a aeronave para tal explicaçao.O motivo pelo qual criei esse tutorial que para mim nao foi dificuldade nenhuma em montar e para ajudar pessoas que frequentam o forum o qual ja me tiro muitas mais muitas duvidas mesmo!!!Digamos que seja uma forma de agradecimento ao forum.Qualquer pessoa esta livre para copiar o tutorial, e mostra-lo em qualquer lugar que seja ok?Entao vamos começar:

Primeiramente como deixar a sua aeronave para começar com painel todo desligado:
Abra o menu do LVL-D, va em panel, logo em seguida clique em Define default panel settings…como mostrado na figura abaixo:

Selecione, Demo flight – Parked at Seattle, e clique em Select as default…como o mostrado na figura abaixo:

Logo depois so clicar em ok e esta pronto, agora sempre que voce iniciar o seu 767 ele vai estar da seguinte maneira como as figuras abaixo:

Agora vamos energiza o 767 pelo overhead, que pode ser acessado atraves do SHIFT+5.Vamos colocar o push boton da bateria em ON para que agente possa ter contato com o solo e continue nosso procedimento, indicado pela seta em vermelho.Apos isso podemos fazer contato com o solo para solicitar a fonte externa ja que vamos demorar em solo, indicado pela seta azul nas duas imagens abaixo:

Apos isso voce tera feito contato com o solo, e como saber que a fonte foi ligada?
R:Facil, como mostrado pela seta vermelha abaixo vai aparecer no push boton avaible, o que significa que a fonte ja esta ligada, apos isso e so voce apertar esse push boton, que passara a aparecer ON e pronto a aeronave ja esta energizada, como mostrado abaixo:

Agora vamos configurar nosso painel overhead, começando sempre da esquerda para direita de cima para baixo:
Na figura voce pode ver o painel do IRS e so voce passar as tres chaves que estao em OFF para NAV, para que o IRS possa ser alinhado.Logo abaixo em verde tem dois push botons que sao do yaw damper, eles sempre tem que ficar em ON:

Nessa parte selecionada em vermelha e o painel hidraulico, passe as chaves para o modo AUTO como na figura, e certifique de que os dois push botons apontados pelas setas azuis estejam em ON:

Essa chave indicada pela seta vermelha sao as luzes de emergencia, e so aperta para passa ela para ARMED:

Essa e a parte das bombas de combustivel, sendo as verdes bombas das asas esquerda e direita, essas em amarelo sao as do tanque central(so ligue essas bombas se houver combustivel no tanque central), e as que estao marcdas em branco sao as bombas para que se preciso haja um balanceamento de combustivel entre as asas:
Eu esqueci de marca, mais logo abaixo da area marcada em vermelho tem 3 paineis digitais que informam quantidade de combustivel e tambem sua temperatura:

Nesse painel, na seta em verde vamos aperta o push boton da APU, e como mostrado em amarelo apertar os push botons das valvulas de isolamento:

Vamos novamente agora falar com o solo para pedir que eles conectem o ar externo:(para falar com o solo ja foi explicado no inicio como e feito)

Logo depois do solo conectar o ar externo voce pode notar que houve um movimento no duto de ar o que mostra que tem ar passando:

Essa parte em vermelho e o painel do ar condicionado, voce passa as duas chaves para auto como mostrado pelas setas verdes, para que comece a ser resfriado o interior da aeronave:

Agora vamos dar inicio ao start dos motores:
Primeiro temos que dar partida na APU, so passar a chave para START. Apos isso como saber que a APU ja esta girando?
R:Ela leva +- 1 min. para ficar pronta e voce sabe que ela esta pronta quando aparece RUN mostrado pela ceta verde na segunda figura abaixo:

Para dar a partida nos motores e preciso desligar o ar condicionado da aeronave para ter energia suficiente para dar partida nos motores mostrado abaixo:

O proximo passo e solicitar o solo para desconectar o ar externo e tambem a fonte externa:

Voce vai notar que quando for desligada a fonte externa, a ‘piscada’ dos 4 EFIS, que significa que a APU que esta energizando agora a aeronave:

Na imagem abaixo, vamos ligar os avisos de cintos de segurança, so passar a chave para AUTO, indicado pela seta vermelha, e em seguida chamar o solo para iniciar o push back, mostrado pela seta verde:

Ainda no pedido de push back, o solo pergunta o quanto para tras voce vai ser levado e para onde a aeronave ira virar, e so dar OK e o solo vai pedir para voce puxar o freio da aeronave e logo em seguida pede para voce liberar o freio e o push começa com ele falando que voce esta liberado para dar partida nos motores:

Dando partida nos motores:
No painel de START dos motores envolvido em vermelho tem as chave dos motores 1 e 2, o qual voce ira da partida um de cada vez, vamos dar partida no motor 1 so girar a chave para posiçao GROUND mostrado pela seta verde:

Nessa parte ainda no START do motor 1 voce aperta SHIFT+6 para que voce possa liberar combustivel na chave que esta indicada pela seta vermelha, eu so costumo dar combustivel quando passa de 20% indicado pela seta verde, sempre tomando cuidado para nao ultrapassar o BUG vermelho do EGT indicado pela seta azul(caso ultrapasse cortar o combustivel na hora para nao danificar o motor).

Depois de dar partida no motor 1 e ele estiver estabilizado, ja podemos dar partida no motor 2, seguindo o mesmo esquema acima, nao vou repetir pois ja foi mostrado tudo acima so mostrarei as imagens:

Pronto ja demos partida nos motores ja estamos com os dois estabilizados, agora voltando no painel overhead, desligamos a APU mostradopela seta vermelha, logo apos apertar os push botons das valvulas de isolamento mostrado pelas setas laranjas, ligar o ar condicionado indicado pelas setar rosas passando as chaves para AUTO e na setas rosas acima mostra a temperatura de cada uma das 3 partes da aeronave que apos o aionamento dos motores ficam bem altas, mais nao e motivo para panico elas abaixam com o tempo mais ja vou mostrar um segredo para fazer com que elas abaixem mais rapido, e por ultimo, em verde sao os push botons WINDOW HEAT (aquecimento das janelas) deixe todos em ON e em azul CARGO HEAT aquecimento dos compartimento de carga tambem deixe em ON:

Agora o macete para que a temperatura abaixe mais rapido, durante o taxy desligue o push boton marcado pela seta vermelha, isso vai servir para que a tripulaçao nao te incomode muito com avisos que esta muito quente a cabine, mais so durante o taxy antes de decolar acione esse push boton novamente:

Se voce seguiu certinho tudo que falei os unicos anuncios que podem aparecer no seu painel serao eles:
Os tres marcados em verdes quemostram que a temperatura nas cabines esta muito quente, mais ja irao se apagar quando a temperatura volta ao normal.
O do push boton que voce desligou para agilizar o resfriamento da aeronave masrcado emvermelho que e o TRIM AIR OFF, que tambem vai sumir quando voce aperta novamente o push boton.
E por ultimo o de freio de estacionamento(PARKING BRAKE).

Bom pessoal agora voces ja sabem ligar e dar partida no LVL-D depois e so aprender a mecher no FMC que nao tem nada de dificil.Espero ter sanado duvidas e ter ajudado a quem nao sabia.
Nao crie o topico para gerar discussao entao se houver erros de ortografia ou pronuncia de termos aeronauticos errados peço desculpas pois como citei no inicio nao sou nenhum expert no assunto.