Por wagner_minas (Wagner Souza) – http://www.ivao.aero/members/person/details.asp?ID=233356
Data: 11/Dez/2008
Fonte: http://www.ivaobr.com/forum/index.php/topic,16353.0.html

*********************************************

IMPORTANCIA DA MUDANÇA DO PASSO:
O Passo da Helice, tambem chamado de angulo da pá, deve ser aumentado ou diminuido de acordo com as condições de vôo. 
A mudança de passo tem grande importacia no vôo pq com o aumento ou diminuição do passo, aumentamos ou diminuimos a rotação do motor. A rotação do motor deve ser modificada em cada condição de vôo (Decolagem, subida e descida) para obter melhores resultados e evitar problemas, como perda de eficiencia e alto consumo de combustivel. (OBS.: ver as consequencias abaixo). 
Alem disso caso o piloto mude de uma condição de vôo para outra (EX: cruzeiro > descida ) sem alterar a manete de potencia do avião, o responsavel pela velocidade constante no motor é a mudança do Passo. Quem controla a mudança no passo é o ´´Governador de Helice“
O passo da Helice é mudado pelo piloto. Em algumas aeronaves, principalmente Turboelices, o passo é mudado automaticamente. 

1) PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM:

Com o Passo Minimo (Angulo de Ataque da Helice no minimo) – a Helice fica com o minimo de ´´Efeito cata-vento“…fica menos torcida. Com isso as pas da Helice manipulam menor quantidade de ar por cada rotação. Essa menor massa de ar na helice (Carga + leve) permite ao motor girar em alta Rotação, produzindo assim maior TRAÇÂO na aeronave . Quando a aeronave se encontra no solo, ela necessita de uma maior potencia e tração, por este motivo usamos Passo minimo na decolagem. (Rotação do motor é aumenta)

2) AUMENTAMOS O PASSO A MEDIDA QUE SUBIMOS PARA CRUZEIRO:

A Medida que a aeronave sobe para altitude de Cruzeiro, o angulo da pa é Aumentado, ja que a tração passa a ser menor do que a requerida na decolagem. Aumentando o passo (Angulo da pa), a massa de ar manipulada é aumentada, causando assim um esforço no motor e como consequencia diminuindo a rotação do motor. O aumento do passo é feito justamente para não causar uma sobrecarga no motor (aumento da rotação) e um aumento de gasolina.

3) PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO:

O passo Maximo é usado em cruzeiro por que quando estamos em Cruzeiro, estamos em vôo nivelado ( não estamos subindo ), o que não exige muita potencia do motor (RPM). 
Aumentando o Passo, maior massa de ar é manipulada pela pa da helice, o que aumenta o esforço sobre o motor. Com uma mesma potencia, a tendencia da Rotação do motor é diminuir (RPM). 

4) PASSO MAXIMO NA DESCIDA (MERGULHO):

O Passo maximo é utilizado quando a aeronave esta descendo (mergulho) pq aumentando o angulo da pá, maior quantidade de ar é manejada sobre a pá da helice, evitando assim uma sobrevelocidade (sobrecarregamento do motor).

5) PQ USAR PASSO MAXIMO EM CRUZEIRO AO INVÉS DE PASSO MINIMO:

– Em cruzeiro o avião esta nivelado e ja não exije muita potencia do motor (exije menos potencia do que na subida e na decolagem). Com o passo minimo, a helice do motor começaria a girar em alta velocidade. Isso pq a Helice com menor passo (angulo) esta menos torcida, permitindo a helice manipular menor quantidade de ar nas pás por cada rotação e consequentemente exercendo uma carga mais leve no motor, o que levaria o mesmo a girar em alta rotação. 

6) CONSEQUENCIA DO USO PASSO MINIMO EM CRUZEIRO:

– O limite de rotação do motor (RPM) pode ser excedido, desgastando motor mais rapidamente.
– Maior Gasto de combustivel
– Em Helices Eletricas, poderia ocorrer o DISPARO DE HELICE.
– O Aumento excecivo na ponta da pá, quando chega proximo a velocidade do som, causa ´´FLUTUAÇÔES“(Vibrações) que diminuem a eficiencia da helice.

7) PQ USAR PASSO MINIMO PARA DECOLAGEM AO INVÉS DE PASSO MAXIMO:

– Caso utilizamos o passo maximo para decolagem, a helice manipulará grande quantidade de ar, forçando assim o motor, que diminuirá a quantidade de rotação do motor. DIMINUINDO A ROTAÇÃO DO MOTOR, A TRAÇÃO É REDUZIDA E A PISTA PODERÁ SER INSUFICIENTE PARA LEVANTAR VÔO.

RESUMO:

Aumento do Passo = Maior massa de ar maneijada na rotação da helice = Diminui o RPM
Diminuição do Passo = Menor massa de ar maneijada na rotação da helice = Aumenta o RPM

Passo Minimo = Usado na decolage
Passo Maximo = Usado em cruzeiro
Passo Maximo = Usado em Mergulho (descida)

* A medida que subimos, aumentamos o passo ate chegar no passo maximo em Cruzeiro.

Tipos de Helice

Helice de Passo Fixo
Helice de Passo Ajustavel
Helice de Passo Variavel – Manual 
Helice de Passo Variavel – Automatica (tambem conhecida como ´´Passo Controlavel“ ou ´´Velocidade constante“).

Caso alguem queira completar o topico com alguma coisa interessante ou corrigir algum erro favor postar aí

Abraço!

*********************************************