Conteúdo do tópico do fórum IVAO-BR, iniciado por Rodolfo Strunkis (IVAO 229854), e complementado por vários outros membros da IVAO-BR.

Fonte: http://br.forum.ivao.aero/index.php?topic=133503.0

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Por Rodolfo Strunkis:

Boa pessoal, para algumas pessoas assim como eu, que não sou piloto real, achar as tabelas de consumo de algumas aeronaves é bem difícil. Criei esse tópico pra passar o consumo de algumas aeronaves, e quem quiser contribuir também, será ótimo.

Alguns desses consumos foram obtidos com alguns amigos meus.

Agradecimentos:

Flávio Medeios
Guilherme Ali
Patrick Cramer
Salomão Vanderlei

Preciso muito saber o do Cessna, Paulistinha e Boeiro.

Vlw !   Cool

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Segue abaixo:

  • B767 = 5.200kg/h
  • B777 = 7.500kg/h
  • A319/320/321 = 2.700kg/h
  • A330 = 5.500kg/h
  • A340 = 7.500kg/h
  • Baron 58 = 70 l/h
  • Bonanza = 65 l/h
  • B737-700 = 2.500kg/h
  • B737-800 = 2.550kg/h
  • B737-300 = 2.200kg/h
  • DHC-6 = 220
  • ATR = 650kg/h
  • MD-11 = 8.000kg/h
  • EMB-120 = 600kg/h
  • 747 = 9.500kg/h
  • 727 = 5.670kg/h
  • King Air B200: 320 kg/h
  • ERJ-135LR: 1000 kg/h
  • ERJ-145LR: 1050 kg/h
  • ERJ-145XR: 1100 kg/h
  • Aeroboero: 25L/h
  • DC-10-30 (GE): 10.500 KG/H
  • Cessna 150 COMUTTER: 20L/h
  • Baron58  – 30 galões/h
  • B200 – 600 libras/h
  • C130 – F230 300KTS – 1500 Kg – Captain Sim
  • C208 – A035 170KTS – 0180 Kg – Wilco
  • B350 – F250 300KTS – 0385 Kg – Default
  • BE9L – A035 220KTS – 0180 Kg – Default
  • C550 – F370 M.65 – 0350 Kg – Eaglesoft
  • C750 – F400 M.85 – 0750 Kg – Eaglesoft
  • B763 – F360 M.80 – 4800 Kg – SMS
  • B772 – F370 M.83 – 7500 Kg – SMS
  • B772ER – F390 M.84 – 8000 Kg – SMS
  • B772LR – F380 M.84 – 9000 Kg – SMS
  • B773 – F380 M.84 – 7900 Kg – SMS
  • A320 – F380 M.78 – 2800 Kg- SMS
  • A319 – F390 M.78 – 2900 Kg- SMS
  • MD11- F380 M.83 – 7200 Kg- SMS
  • B767 = 5.200kg/h – LEVELD.
  • B777 = 7.500kg/h – PSS.
  • A319/320/321 = 2.700kg/h – iFDG + PSS.
  • A330 = 5.500kg/h – PSS.
  • A340 = 7.500kg/h – PSS.
  • Baron 58 = 70 l/h – Default.
  • Bonanza = 65 l/h – Carenado.
  • B737-700 = 2.500kg/h – PMDG.
  • B737-800 = 2.550kg/h – PMDG.
  • B737-300 = 2.200kg/h – Wilco.
  • DHC-6 = 220kg/h – Lago.
  • ATR = 650kg/h – Flight1.
  • MD-11 = 8.000kg/h – PMDG.
  • EMB-120 = 600kg/h – Project Embrar.
  • 747-400 = 9.500kg/h – PMDG.
  • 727 = 5.670kg/h – DF.
  • PA31 Cheyenne – Digital Aviation = 300kg/h
  • E-120 Brasilia: 1ª Hora – 500 Kg/h / 2ª Hora em diante – 400 Kg/h
  • Consumo de primeira hora x Consumo de cruzeiro:
    Existe o chamado “consumo de primeira hora”, ou seja, neste consumo voce usa potência de decolagem, manete a frente para subida e depois atinge o FL de cruzeiro, ai então seu consumo cai bastante ! imagine-se em um voo de 4 horas, se calcular somente os “2500 kg/h” seu total será de 10 mil kg. agora pela regra real, calcula-se 5000 kgs na primeira hora e 2500 kg/h nas demais horas, portanto, seu consumo de autonomia regulamentar seria 12500 Kg/h (A320).

E para quem quiser aprender a calcular o combustível etc… segue outro tópico que eu fiz (Rodolfo Strunkis)http://br.forum.ivao.aero/index.php/topic,123865.0.html

Conteúdo abaixo:

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Boa pessoal,

Venho por meio deste tópico, ajudar quem não tem conhecimento como se calcular combustível para um vôo:

Eu uso aqui: Para o Boeing  737-800 2550kg/h e para o 700 2500kg/h

Dados do vôo: GLO1562 B737/M SBSP0050 N0441 330 UW63                                SBRJ0040 EQPT/W

Calculando:

A(orig)+B(dest)+10%+C(altn)+30 min.

Um vôo de SBSP-SBRJ leva aproximadamente: 40 Minutos. (SBRJ0040)

Vamos usar o B737-700:

A primeira coisa saber, é quanto ele gasta por minuto:

2500/60 = 41. Agora fica fácil, então vamos lá:

41*40 = 1640kg +10% disso = 1804kg (OBS: 41= o que ele gasta por minuto, 40 = tempo de vôo SBSP-SBRJ)

Logo nosso combustível de A para B vai ser: 1804kg. agora precisamos ver para nossa alternativa, que no caso vai ser Confins (SBCF)

B+C, Vôo de SBRJ-SBCF leva aproximadamente: 45 Min.

Mesma coisa: 41*45=1845kg, agora basta somar:

1.640+1.845= 3485kg

Precisamos adicionar agora + 30 minutos:

41*30 = 1.230kg

É só somar tudo: 4.715kg

Agora pega o 4.715/2 = 2.357kg em cada asa.

Nesse calculo eu sempre adiciono mais 200kg para o taxi.

Conforme o RBHA – Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.

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Achando o MFOD (Minimum Fuel Over Destination.)

Esse valor é preenchido no campo reserva do FMC.

O MFOD, É encontrado na somo de: B -> C + 30 Min.

B > C = 1.845kg
+ 30 (reserva) = 1.230

Soma: 1.845+1.230 = 3075 só inserir no FMC 3.0

Achando nossa autonomia: 40(vôo SP-RJ)+45(RJ-CNF)+30(Reserva)+200kg pro taxi, que da mais ou menos uns 5 minutos. O resultado é nossa autonomia.

É isso aê.

Ps.: Não sou piloto real, sou mero entusiasta. Qualquer comentário é bem vindo.

Abs!  Wink

Rodolfo