Por Luiz Machado
Fonte: http://br.forum.ivao.aero/index.php/topic,102390.0.html
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TUTORIAL AEROVIAS
Os vôos visuais podem ocorrer dentro ou fora de determinados espaços aéreos. Podem ocorrer ao longo das aerovias(Airways=AWY), também conhecidas como rotas ATS, ou fora delas ou seja, na FIR. Para que um vôo visual possa ser realizado em uma aerovia, é necessário que a aeronave possua Equipamento de rádio comunicações, para manter contato com o órgão de tráfego aéreo , para reportar posições ao decorrer do vôo.
Os designadores de aerovias são:
Letras A,B,G e R – a letra e mais um número de 1 a 999,serão utilizadas em aerovias reconhecidas internacionalmente, ente países vizinhos com a mesma designação.Ex.: G593.
Letra W – e mais um número de 1 à 999, utilizada para aerovias regionais brasileiras.Ex.:W99
letra U(de upper) – para designar aerovia superior.Ex.: UA306
Letras L e Z – utilizadas para as rotas de navegação de área. Estas rotas situadas exclusivamente no espaço aéreo superior(acima do FL245), Ex.:UL5. Os pilotos de vôo visual devem apenas ter ciência da existência dessas rotas, pois só podem ser navegadas por aeronaves que disponham de equipamentos próprios de navegação.
Rotas de informação – aerovias onde os tráfegos em vôo visual receberão informações úteis, dos órgãos de tráfego aéreo, além de serviço de alerta. São representadas nas ERC e ARC por simbologia diferenciada. Ex.: O-O-O-O
Rotas de Assessoramento – espécie de aerovias onde vôos segundo as regras de vôos por instrumento, receberão o serviço de Assessoramento de Tráfego Aéreo, são representadas por simbologia diferenciada. Ex.:◘- ◘- ◘
Aerovias/Dimensões
AEROVIA => Inferior / Superior
Largura => 16nm (30km) / 43nm (80km)
Estreitam-se a partir de => 54nm (100km) / 216nm (400km)
Formam sobre o Rádio Auxílio => 8nm (15km) / 21,5nm (40km)
Nível mínimo de vôo => conforme ERC / FL200 e acima
Limite vetical inferior => 500ft abaixo do menor FL das ERC ou ARC / FL245 exclusive
Limite vetical superior => FL245 inclusive / UNL (ilimitado)
NOTA: As aerovias superiores entre dois auxílios à navegação, distantes entre si até 200Km (108NM), terão a largura de 40Km (21,5NM) em toda a sua extensão.
As aerovias inferiores entre dois auxílios à navegação, distantes entre si até 100Km (54NM), terão a largura de 20Km (11NM) em toda a sua extensão.
1 June 2011 at 07:49
Muito obrigado pelo tutorial ! Ajudou muito.
24 June 2013 at 18:18
As aerovias nacionais, que NÃO fazem parte do Plano Regional de Rotas ATS(AOCI), são designadas pela letra